Mucugê e a Chapada Diamantina

   

 

Mucugê é um município do estado da Bahia, no Brasil, município também privilegiado pela localização, já que 52% do seu território fazem parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Mucugê localiza-se a uma latitude 13º00'19" sul e a uma longitude 41º22'15" oeste, estando a uma altitude de 983 metros, graças a isso o clima é muito agradável com sol de dia, ao entardecer fica mais refrescante e a noite você poderá aproveitar daquele frio gostoso.

Foi neste município que em 1844 apareceram os primeiros diamantes da Chapada Diamantina. A Pousada Monte Azul está próxima de uma das atrações mais interessantes de Mucugê que é o cemitério de estilo bizantino, único do Brasil, que chama a atenção pela sua singularidade. Composto por jazidas em forma de igreja, todas pintadas de branco, remete ao estilo arquitetônico neogótico de meados do século XVIII.

Mucugê é tombada como patrimônio nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e foi construída nas margens da Serra do Sincorá. Rodeada por montanhas, a temperatura média na cidade é de 19ºC. O seu principal destaque é o Parque Municipal de Mucugê, onde está localizado o Projeto Sempre-Viva, focado na educação e preservação ambiental, além do Museu Vivo do Garimpo.

Mucugê é uma cidadezinha simples e muito charmosa, a maioria das casas antigas são pintadas de cores vivas e variadas e ao seu redor existem várias atrações turísticas, seja dentro do próprio município, seja em outros municípios da Chapada Diamantina.

Destinos como Igatu, Projeto Sempre Viva, cachoeiras dos Funis e das Andorinhas, Poço Azul, Poço Encantado e até mesmo o Vale do Pati e as cachoeiras mais afastadas Fumacinha e Buracão podem ser alcançadas em um bate-volta a partir de Mucugê.

Um destaque logístico do município é que Mucugê é o único ponto em que você pode cortar a chapada de carro, assim você poderá percorrer a maravilhosa Chapada Diamantina de Leste a Oeste, passando entre a parte Norte (cujo destaque é o Morro do Pai Inácio, Pratinha, Gruta da Torrinhas, Poço do Diabo, entre outros) mas também compreende o município de Lençóis e todo o Vale do Capão) e a parte Sul (onde fica Ibicoara e suas belas cachoeiras Fumacinha e Buracão).

 

Cachoeiras, poços e outros passeios

Cachoeria da Piabinha

A Cachoeira da Piabinha fica dentro do parque do Projeto Sempre Viva, para chegar se faz uma curta trilha de 5 minutos de caminhada. Tem época que ela está linda cheia de água, pois volume de água da cachoeira varia muito de acordo com as chuvas, quando se tem a sorte de encontrá-la cheia uma deliciosa massagem natural você terá.

 

Conheça o Projeto Sempre Viva

Dentro do Parque Municipal de Mucugê criado em 17 de maio de 1999 está o Projeto Sempre Viva, que tem como objetivo central a preservação de ecossistemas de domínio rupestre. Em especial, de uma variedade de sempre-viva endêmica de Mucugê (singonanthus Mucugensis Giulietti) que se encontrava ameaçada de extinção. (fonte: Guia Mucugê)

As Sempre Vivas são assim chamadas porque suas flores mantêm, mesmo após destacadas da planta, a mesma aparência que tinham antes. A espécie Sempre-Viva-de-Mucugê só ocorre no interior do Parque Nacional Chapada Diamantina e está ameaçada de extinção, segundo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Portanto sua coleta e comercio é ilegal. (Fonte http://parnachapadadiamantina.blogspot.com)

 

Museu Vivo do Garimpo 

Foi na Chapada Diamantina que por volta dos anos 1960, a economia das cidades da região era voltada para o garimpo do diamante, abundante no local. Após encontrarem Diamante no Sul da África onde a extração era muito mais fácil o comércio desse produto aqui na região declinou, a exploração do diamante foi proibida e ficaram para trás as ruínas e as histórias dessa época que durou mais de 100 anos.

Em Mucugê existe o Museu Vivo do Garimpo, onde você encontra diversas informações sobre esse período de exploração mineral, com painéis informativos e exposição de antigas peças e ferramentas utilizadas para realizar a extração e a lapidação do diamante.

 

Cemitério de Santa Isabel (Arquitetura Neogótica Bizantina)

O Cemitério Santa Isabel (mais conhecido como Cemitério Bizantino) foi construído por volta de 1855, após uma epidemia de cólera que atingiu a região, de acordo com as fontes oficiais da prefeitura, era na época da extração de Diamantes o cemitério dos ricos. Os jazigos fazem referências a templos católicos, aprecem mini ingrejas." Hoje é o único cemitério da cidade.

 

O Poço Azul (nova Redenção)

O Poço Azul é um dos principais atrativos turísticos da Chapada Diamantina, e localiza-se especificamente na cidade de Nova Redenção. Trata-se de uma gruta de águas cristalinas onde é possível realizar a atividade de flutuação com colete, máscara e snorkel. O Poço Azul também possui restaurante de dona Alice e lanchonete. horário de funcionamento das 8:00 da manhã as 17:00 horas Valor de taxa: 30,00 (fonte: site pocoazul.com )

 

Cachoeira do Buração ( Ibicoara )

A caminhada fácil passa por belos cenários como Rio Manso, "Espalhado" - conjunto de pequenos poços formados pelo rio -, Buracãozinho (piscina em meio a um cânion) e cachoeiras das Orquídeas e do Recanto Verde. 

A cachoeira fica em Ibicoara, a 93 quilômetros de Mucugê. Dica: deixe o Buracão para o fim da viagem. É dificil outra atração superar tanta beleza e aventura! A caminhada vale cada minuto, cerca de uma hora depois, chega-se a um cânion de três metros de largura e 90 de altura (por onde corre um rio de águas escuras), que leva ao Buracão.

 

Vale do Pati (Considerado o mais lindo trekkings do Brasil)

A Travessia do Vale do Pati é considerada por muitos o trekking mais bonito do Brasil. Se você gosta de uma boa caminhada este trekking irá marcar sua vida. Você pode fazê-lo de um dia a 10 dias, podendo se hospedar na casa de nativos ou acampar em sua própria barraca de forma bem roots. Este roteiro é ideal para quem gosta de grandes caminhadas de dia inteiro, aventura e lindas paisagens. Sinta essa emoção e contemple as paisagens únicas e mais bonitas da Chapada Diamantina.

Para mais informações de passeios acesse o Guia Mucugê

Venha encantar-se por Mucugê, estamos te esperando!